ARRUMEM AS MALAS  

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011



Os preparativos necessários para a mais fascinante viagem espacial

Durante a Primeira Guerra Mundial, T. E. Lawrence, famoso soldado britânico, cavalgava com um grupo de árabes, através do deserto, em meio a uma tempestade de areia e sob intenso calor. De repente, um árabe percebeu que um de seus companheiros estava faltando. "Onde está Jasmim?", gritou ele. Naquele instante, todos olharam para trás e notaram que o camelo desse homem prosseguia a viagem sozinho, Jasmim, vencido pelo calor e desconforto do longo trajeto, caíra do animal. Havia ficado muito para trás, sujeito às dificuldades do deserto e entregue à morte. Um dos membros da caravana, indiferente à sorte do colega, disse: "Jasmim não é muito valioso para o grupo; deixemo-lo para trás."

Lawrence, no entanto, jamais deixaria que alguém de seu grupo perecesse por falta de auxílio. Deu meia-volta, para espanto de todos, e retrocedeu até encontrar Jasmim encolhido na areia e morrendo de sede e calor. Ofereceu-lhe água e alimento, e assim o pobre homem recobrou o ânimo. Finalmente, Jasmim foi conduzido de volta à caravana de que fazia parte.

Jesus não quer que você falte no dia em que Ele voltar à Terra. Está disposto a fazer tudo para resgatá-lo do deserto deste mundo. Não duvide disso. Ele cumprirá Sua palavra. No entanto, por mais que Ele queira levá-lo para o Céu, numa viagem infinitamente mais empolgante que a ida do homem à Lua, não pode forçar você a preparar as malas. Por sinal, o próprio Cristo, ao falar de Sua volta à Terra, propôs algumas parábolas para ilustrar a necessidade de preparo e, ao mesmo tempo, deixar bem claro que só irá com Ele para o Céu quem quiser. Mas também foi incisivo ao dizer que serão condenados à perdição os que não estiverem preparados.

FIQUE ATENTO

Depois de comparar Sua vinda com o dilúvio, que surpreendeu os desatentos, Jesus disse: "Então, dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro; duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada, e deixada a outra" (Mateus 24:40 e 41). E, no verso 42, aconselhou: "Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor."

No capítulo 25, Jesus aprofundou Sua advertência, ao contar a parábola das dez virgens. Providas de lâmpadas, todas saíram para se encontrar com o noivo. Cinco delas, chamadas de prudentes, tinham azeite em suas vasilhas. Mas as outras cinco, as néscias, não tinham provisão de óleo. Com a tardança do noivo, todas dormiram. Algumas pessoas pensam que elas falharam por terem adormecido, mas o notável teólogo Joachim Jeremias esclarece no livro The Parables of Jesus (Scribners, 1972): "O que é condenável não é o fato de terem adormecido, mas o erro das néscias em não terem provido óleo para suas lâmpadas." Como você percebe, o preparo para a viagem consiste em ter óleo na lâmpada, ou seja, ter a presença e atuação do Espírito Santo em nossa vida.

James Montgomery Boice, em The Parables of Jesus (Moody, 1983), mostra um perigo a que todos estamos sujeitos: "Portanto, devemos dizer, com base na parábola e em nossa própria observação, que há pessoas na igreja que ouviram o convite de Cristo, responderam de algum modo, e até podem ser consideradas como tendo afeição por Ele, mas ainda não estão preparadas para encontrá-Lo. São bons membros da igreja. Jamais pensaram em dizer sequer uma palavra contra Jesus. Mas não nasceram de novo. Não passaram por aquela mudança interior capaz de habilitá-las para entrar no Céu."

A necessidade de vigilância está bem evidente nas parábolas alusivas à volta de Jesus. Por isso, Ele advertiu: "Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos Céus, nem o Filho, senão o Pai" (Mateus 24:36).

Por que não foi revelado o dia da volta de Jesus? Certa vez, ouvi alguém dizer: "Se eu soubesse o dia e a hora, não seria pego de surpresa; faria todos os preparativos e ensaiaria um grito de vitória."

Essas palavras parecem lógicas, mas há nelas uma armadilha. Se você soubesse o dia e a hora, teria a tendência de adiar seu preparo. Foi por isso que Jesus preferiu ocultar o dia e a hora. Ele, entretanto, falou sobre os sinais que anunciariam Seu retorno à Terra.

COMO SE PREPARAR

Em que consiste o preparo para a volta de Jesus? Deixemos que a Bíblia fale sobre isso: "Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, o qual a Si mesmo Se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para Si mesmo, um povo exclusivamente Seu, zeloso de boas obras" (Tito 2:11-14).

Quando essa "bendita esperança" se concretizar, Jesus comandará nossa viagem rumo ao Céu. Você quer participar dessa viagem maravilhosa? Então, aceite a Jesus como seu Salvador. Peça-Lhe que o ajude a renegar a impiedade e as paixões mundanas. O preparo, portanto, consiste em viver "sensata, justa e piedosamente".

E não se esqueça de um segredo: a maneira de esperar a volta de Cristo é mais importante do que o tempo que você gasta esperando. O noivo espera a noiva no altar porque a ama. Você ama a Jesus o suficiente para esperá-Lo com paciência e fé? Ele disse: "Se Me amais, guardareis os Meus mandamentos" (João 14:15). De acordo com as Escrituras Sagradas, você não guarda os preceitos divinos para ser salvo, mas os guarda porque ama Aquele que, muito em breve, virá resgatá-lo do deserto deste mundo para fazer a mais fascinante viagem rumo ao Céu. ©

Autor: Rubens S. Lessa, jornalista e teólogo

Fonte: Sinais dos Tempos, Edição Especial.

Não fique para trás

O Novo Testamento não enfatiza o momento específico do retorno de Cristo, mesmo porque ninguém sabe a data, mas dá grande ênfase no preparo para esse acontecimento. Em Mateus 24 e 25, Jesus conta várias parábolas sobre a importância de estar preparado. Veja alguns passos fundamentais para se preparar:

1. Arrependa-se de seus erros e confesse os pecados a Deus.

2. Aceite que Jesus é o Messias e o seu Salvador.

3. Pela fé nos méritos do sacrifício de Cristo em seu lugar, receba o dom da salvação. Deus irá declará-lo justo.

4. Pelo poder do Espírito Santo, procure viver uma vida íntegra e marcada pelo amor a Deus e ao próximo.

5. Fique alerta e mantenha contato diário com Deus. Jesus disse várias vezes: "Vigiem e orem!"

6. Se Cristo demorar, não desanime e nem perca a fé.

7. Viva na alegre expectativa do retorno de Cristo.

VEJA TAMBÉM A MATÉRIA 2012


AddThis Social Bookmark Button


0 comentários: to “ ARRUMEM AS MALAS

 

Design by Amanda @ Blogger Buster