CRIACIONISMO, O QUE É?  

segunda-feira, 16 de agosto de 2010


O Criacionismo pode ser definido como a estrutura conceitual de estudo das origens e da natureza, sob a premissa de que há um Criador (o Deus apresentado na Bíblia) responsável pela criação e manutenção de todos os elementos que compõe o Universo.
Segundo o Doutor em geologia Nahor Neves de Souza Jr., o Criacionismo é uma associação sustentável e coerente do conhecimento científico com o conhecimento bíblico. Não é um conceito filosófico-científico exclusivamente cristão, uma vez que o islamismo, baseado no Alcorão, também o advoga. Nem tampouco trata-se de um movimento baseado apenas em idéias religiosas, pois vale-se do conhecimento desenvolvido pelas diversas disciplinas científicas.
Existem basicamente duas modalidades de Criacionismo:
1) O progressivo, onde os dias da semana da criação em Gênesis 1, são interpretados como eras ou períodos geológicos de 1000 anos ou mais;
2) O Bíblico, que interpreta cada dia da semana da criação como sendo um período literal de 24 horas.
O Criacionismo Bíblico utiliza-se da análise sintática das expressões hebraicas para chegar a esta interpretação histórico-literal. Vale lembrar que os grandes cientistas do século XVI até a primeira metade do século XVIII partilhavam da visão criacionista-bíblica; como Spalhanzani, Redi, Newton, Galileu, Pascal entre outros. O próprio Darwin procurou harmonizar o criacionismo-bíblico com sua visão científica evolucionista, mas isso será tratado em um próximo artigo.

Pr. Jefferson Hintz
Evangelismo da Igreja Central de Curitiba
Pós graduação em Modelos em Ciências Naturais.

AddThis Social Bookmark Button


0 comentários: to “ CRIACIONISMO, O QUE É?

 

Design by Amanda @ Blogger Buster